terça-feira, 7 de setembro de 2010

Projeto de Aplicação: captura do tráfego HTTP

Considerada umas das melhores ferramentas de captura de tráfego, ou sniffing, o Wireshark é extremamente versátil e abrange uma amplo leque de protocolos, como por exemplo o HTTP.
Fonte: http://www.wireshark.org/
Com ele, é possível capturar o tráfego das aplicações locais, como navegadores, bate-papo e outros. Mais: se estiver em uma posição privilegiada da rede (veremos melhor isso na camada de Rede), é possível capturar o tráfego de toda uma rede! (sim, isso significa cookies e até senhas - para demonstrar que devemos estar sempre alerta enquanto navegamos...)

Como estamos ainda tratando de HTTP, eu proponho dois desafios: eu acabei de navegar e acessar duas páginas Web. "Gravei" a navegação usando o Wireshark e disponibilizei aqui:
  1. Primeiro desafio
  2. Segundo desafio.
Os arquivos estão em formato PCAP, os quais podem ser abertos diretamente pelo programa (usuários de Windows: a instalação é BEM simples, como já diz o guia de instalação original e traduzido).

Com base nesses dois desafios, lanço as seguintes perguntas:
  • Que recursos (páginas HTML, imagens, vídeos, etc.) eu pedi; ou melhor, o que eu digitei na barra de endereço do meu navegador?
  • Quais recursos o navegador solicitou (eu não precisei digitar manualmente)?
  • Quais desses recursos eu consegui e quais eu não consegui?
  • Para cada recurso, o servidor Web sempre responde à requisição? Como ele confirma e como ele nega o pedido?
Dica 1: uma vez aberto o Wireshark, use filtros para facilitar a leitura...
Dica 2:  ignore as linhas em preto no Wireshark. A cor é meramente informativa - e saberemos na camada de Transporte o porquê disso...

3 comentários:

  1. Faremos isso sozinho, ou na aula de LAB amanha?

    ResponderExcluir
  2. Podemos até fazer um desses em sala. Porque a avaliação de laboratório será nesses moldes... :-)

    ResponderExcluir
  3. Eu instalei aqui o wireshark e abri os dois exercícios, pelo que entendi no nº1 foi dado um get em uma imagem de "redes sociais".
    No nº2 q eu nao entendi muito bem. Primeiro foi dado um get em um arquivo htm (do antonio schalata), ai vem a confirmação "200 ok" e depois disso nao entendi, pois foi dado um get de novo em uma figura png ai apareceu algumas linha em preto e não veio a confirmação de recebimento, nesta e nenhuma das outras imagens solicitadas. Só no final q aparece "200 ok".

    ResponderExcluir