quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Projeto de Aplicação: agora com o servidor oficial

Pessoal, como muitos devem saber, eu não trabalho com Windows há alguns anos (apenas o mínimo necessário). Por isso, peço o auxílio de vocês nos comentários ou mesmo me ajudando a editar este blog...

Bom, a tarefa desta semana é publicar os arquivos do projeto no servidor Web oficial do campus São José: http://www.sj.ifsc.edu.br. Cada usuário da rede, seja ele professor ou aluno, tem um espaço próprio para publicar seus arquivos, e isso pode ser feito de qualquer computador, inclusive de casa. Para isso, é preciso um cliente FTP (protocolo de transferência de arquivos) para o envio dos arquivos. Eu procurei no Baixaki algum programa acessível e gratuito para usar, e (ainda) no topo da lista impera o (clássico) FileZilla.
Fonte: FileZilla no Baixaki
Na página do FileZilla, há dois documentos interessantes:
  1. Guia de instalação (tradução)
  2. Guia de uso, incluindo como conectar-se a um servidor (tradução)
Para conectar-se ao servidor do IF-SC é preciso informar, no mínimo, informar  três valores:
  1. Nome do servidor: ftp.sj.ifsc.edu.br.
  2. Nome do usuário: a sua matrícula (apenas dígitos).
  3. Senha do usuário: a mesma senha usada nos computadores do IF-SC.
O programa é bem simples: após conectar-se ao servidor, aparecerão à esquerda os arquivos locais (do seu computador); à direita, os do servidor remoto. Basta arrastar os arquivos da esquerda para a direita para publicá-los. Lembrando que devem ser enviados ao servidor tanto as páginas HTML como as figuras anexas.

Uma vez copiados todos os arquivos, você pode conferir o resultado no navegador. Como exemplo, vamos assumir que o aluno com a matrícula 12345678 publicou os arquivos na sua pasta pessoal. O seu endereço fica então assim: http://www.sj.ifsc.edu.br/~12345678/.

P.S.: se você já publicou os arquivos, ou teve dúvidas em como fazê-lo, por favor me avise por email ou tuitando pra mim.

5 comentários:

  1. Poxa, baixei, instalei tudo certinho, só q tá me aparecendo um erro aqui..
    Estado: A resolver o endereço de ftp.sj.ifsc.edu.br
    Estado: A conectar a 200.135.37.65:21 ...
    Estado: conexão estabelecida, à espera da mensagem de boas-vindas ...
    Erro: A conexão excedeu o tempo de espera
    Erro: Não foi possível conectar ao servidor

    Oq eu faço? Sera q é problema na minha conta?

    ResponderExcluir
  2. Isso também estava acontecendo na aula em laboratório. O servidor bloqueia o acesso (incluindo mensagem de boas vindas) quando a senha é digitada 3 vezes errado ou há muitas conexões simultâneas (acho que 3 é o limite). Pra resolver, só esperando mesmo uma 1/2 hora :-/

    A senha tá certa?

    ResponderExcluir
  3. Já tentando varias vezes me conectar, mas não estou conseguindo. Acredito que não seja problema na minha conta.

    Se alguem conseguir, dá um toque ai..

    ResponderExcluir
  4. tbm instalei, fiz os procedimentos e dá o mesmo erro ;/

    ResponderExcluir
  5. É, gente... quem não conseguir manda o material pra mim, que eu publico. Infelizmente o servidor de ftp também anda "baleiando"... :-/

    ResponderExcluir